terça-feira, fevereiro 15, 2005

Paulo, Pedro Santana e os pastorinhos.



O dia de luto nacional pela morte de Jacinta viola a condição laica do estado português. Há que lembrar a nossa Constituição que se considera equidistante das diferentes religiões, (isto apesar da maioria dos portugueses se afirmarem católicos). O governo do PSD/PP, ao decretar o luto nacional pela morte de Jacinta viola o laicismo do estado português.
As direitas Europeias têm entrado numa deriva tendente a criar uma relação de promiscuidade com a igreja, (lembre-se o governo de Aznar, que tornou obrigatória a disciplina de religião católica na vizinha Espanha, lembre-se igualmente o afã das direitas europeias em consignar os valores do cristianismo como substrato capital da cultura da Europa).
Esta deriva no presente caso português e em período eleitoral resvala para a evidência de uma utilização eleitoral primária e condenável dos sentimentos dos crentes portugueses de uma forma hipócrita e oportunista, utilização essa que foi mesmo objecto de reprovação de parte de alguns sacerdotes católicos.


Fernando Gregório

1 comentário:

HFR disse...

Oh Fernando, mesmo para um ateu convicto, essa de chamar Jacinta à prima Lúcia é mesmo de morte. Muda lá isso! Abraço.