sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Louçã acentua diferenças com PS "Não pense que não vai ter oposição", avisa o líder bloquista a José Sócrates

DN-11 de Fev.2005

Luís Carregã

arruadas.


Francisco Louçã continua a privilegiar as acções de rua

"Não é uma questão só de pose, é de atitude". Francisco Louçã refere-se assim a José Sócrates quando, rodeado de trabalhadoras da empresa de calçado Rohde, falava sobre o emprego. O candidato do BE está cada vez mais insistente em marcar as diferenças relativamente ao PS. Já quarta- -feira à noite no Barreiro tinha avisado o líder socialista que "não pode pensar que não vai ter oposição".
Há políticas que o BE não abdica, como a idade da reforma ou a oposição à privatização dos hospitais, e são todos os dias emitidas para socialista ouvir.Na visita de ontem à multinacional alemã, em Santa Maria da Feira, Francisco Louçã enfatizou que o líder socialista "continua a não se comprometer nas políticas fundamentais". "É preciso passar das ideias gerais à política concreta, às respostas detalhadas", afirmou.
As trabalhadoras da Rohde também procuram respostas. A ameaça de deslocalização do sector de calçado infantil, o que implica 500 despedimentos, paira numa indústria que emprega 1700 funcionários. Por isso, não surpreendeu que se concentrassem à porta para ouvir "o Louçã, aquele que aparece na televisão". "Mas não há canetas, cachecóis, nada?", perguntam. Não, não há. "Desconfie de quem oferece muitas coisas", responde Louçã e evidencia as diferenças com Paulo Portas Ele veio cá ontem a uma empresa do distrito. Mas quando as trabalhadoras já tinham saído. Nós ficamos à porta. Ele é recebido pelos patrões".discriminação.
Na Rohde, há "ritmo intensivo" e situações graves a nível da discriminação das mulheres, 80 por cento da força laboral da fábrica. "Ganham menos 10 por cento que os homens". Porquê? "Só por significar salários mais baixos", aponta Andreia Peniche, a jovem cabeça-de-lista do BE por Aveiro.
Na ocasião, o BE distribuiu a lista de apoio de 272 sindicalistas. O espaço sindical é tradicional na CDU, mas Luís Fazenda garante que "à esquerda não há territórios proibidos" "É apenas uma manifestação de apoio. Eles apoiam o BE, mais nada".A caravana bloquista seguiu para a capital de distrito para mais uma acção de rua.
O BE tem a expectativa de ultrapassar a CDU para ser a quarta força mais votada. A campanha na zona Centro terminou em Coimbra, onde José Manuel Pureza encabeça a lista, com uma arruada e um comício animado pelos Mercado Negro.

Sem comentários: