sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Bush Coloca Irão e Síria na Mira dos Estados Unidos

Por RITA SIZA,


WashingtonSexta-feira, 04 de Fevereiro de 2005

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George W. Bush, lançou um sério aviso ao Irão, Síria, e fez uma advertência inédita à Arábia Saudita e Egipto. No seu discurso sobre o Estado da União, anteontem à noite, Bush recordou a sua ambição de "espalhar a liberdade pelo mundo", e reafirmou o seu objectivo de "libertar os oprimidos" e "abolir o autoritarismo e a tirania". Mas foi mais longe ao identificar os destinatários da sua mensagem, nomeando alguns regimes do Médio Oriente. "Chegou o tempo da democracia", disse.
O Presidente foi particularmente duro quando se referiu aos governos do Irão e da Síria, que responsabilizou como os principais entraves à pacificação do Médio Oriente e ao combate global contra o terrorismo.
"A Síria permite que parte do seu território, assim como algumas zonas do Líbano, seja utilizado pelos terroristas que querem destruir qualquer possibilidade de paz na região. Esperamos que o Governo sírio deixe de apoiar o terror e abra a porta à liberdade", declarou.
Mais incisivo ainda, o Presidente considerou que "hoje, o Irão é o principal promotor de terror no mundo, procurando armas nucleares e privando a população da liberdade que procura e merece". Bush prometeu colaborar com a União Europeia nas negociações em curso com o Governo de Teerão para o fim do programa de enriquecimento de urânio e plutónio. Mas assumindo uma postura mais agressiva, deixou um recado aos iranianos, assegurando-lhes que "a América estará com eles na defesa da liberdade" - a frase está a ser interpretada como um forte apelo à dissidência.


in;Pùblico 4 de Fevereiro de 2005


Eis que chegam os novos sinais enviados pelos falcões de Washington.
Que não haja dúvidas, a politica imperial belicista não parece contente com a carnagem Iraquiana.
O complexo bélico-industrial dos US exige mais guerra , mais armas vendidas.
A velha politica neocolonial do sec.XX deu lugar ao intervencionismo directo puro e duro, sem complexos.
A Europa dos Blair ,Berlusconi, Durão Barroso e Santana Lopes faz que assobia para o ar enquanto abre as portas a mais uma vergonhosa colaboração com a ilegalidade internacional ,instituida moeda corrente.

fernando gregorio

Sem comentários: