Excesso de água ou falta dela: dois problemas da Câmara de Portimão
Excesso de pluviosidade provoca inundações mas também evita futuro racionamento “O problema da inundações em Portimão é crónico” disse o presidente da Câmara de Portimão, em declarações proferidas ao nosso jornal na passada sexta-feira. Manuel da Luz explica que a grande quantidade de água que caiu durante cerca de uma hora na madrugada do dia 1 de Dezembro foi o suficiente para provocar inundações na baixa, na zona do estrumal e noutros pontos da cidade de Portimão, onde “as casas estão abaixo do nível das marés”. “Não vai haver solução técnica que resolva a cem por cento o problema da zona do estrumal”, referiu o autarca. Segundo Manuel da Luz, neste momento é “impossível instalar condutas com o tamanho necessário para escoar a água para o rio porque a cota do terreno existente não o permite”. A solução para este problema, que afecta cerca de 20 moradores, pode passar pela elevação das casas cerca de um metro e meio. No entanto, os serviços técnicos da autarquia não garantem que, mesmo após a instalação de condutas com as dimensões apropriadas, o problema fique definitivamente resolvido. Na opinião do presidente, a solução óptima mas “mais radical” é negociar a saída das pessoas, ou seja, o realojamento.
in;Diário-on-line de 6 de Dezembro de 2004
O presidente da Câmara, é sem dúvida, um original; A cidade inunda! Eleve-se pois a cidade!
Senhor presidente,porque razão não propôe a deslocação de Portimão para o alto da Foia, na serra de Monchique? Seria mais radical, e a cidade ficaria com melhores vistas!
Senhor presidente,e então o mau urbanismo!?E os edificios,senão mesmo os quarteirões e os bairros construidos sobre linhas de água!?
E os túneis sem escoamento de águas capaz, importados do "Portugal dos pequeninos",onde quase não conseguem passar os autocarros de maiores dimensões (onde já dois camiões de grandes dimensões embateram na exígua "entrada").
Senhor presidente,a natureza não está errada (embora transformada), o que está claramente errada ,é a politica de urbanismo da Câmara Municipal de Portimão.Essa sim necessita de uma transformação "de fundo" .
fernando gregorio-militante do Bloco de Esquerda
segunda-feira, dezembro 06, 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário